No Brasil também chamado popularmente sanfona e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmônicas de madeira.  É um instrumento de tecla.

acordeon-1.jpg

Acordeon

baixo.jpg

Baixo Elétrico

Apresenta características harmônicas e melódicas, responsável por fazer a ligação entre instrumentos harmônicos e melódicos (guitarra, violão, teclado/piano, saxofone) com os instrumentos percussivos (bateria, percussão).

bateria.jpg

Bateria

A bateria é um instrumento musical de percussão, é formada por tambores e pratos de metais de vários timbres. Esse instrumento é tocado com dois bastões de madeira ou silicone chamados de baquetas.

canto.jpg

Canto

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo, que pode ser erudito ou popular. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado e ser praticado por lazer, por ritual ou profissionalmente.

flautransversal.jpg

Flauta
Transv.

flautadoce.jpg

Flauta
Doce

A flauta doce pode ser de madeira ou plástico, sendo sobrada diretamente pelos lábios do executante. Foi o instrumento musical mais popular na idade média. São afinadas em DÓ e em FÁ, e produzem um som melodioso e confortante.

É um instrumento musical de sopro feito de diversos tipos de materiais. Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos.

gaita.jpg

Gaita
de Boca

Instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres. Possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade.

musiinfantil.jpg

Music.
Infantil

Busca estimular e desenvolver o gosto pela música, introduzindo as primeiras noções de conhecimentos musicais através da escuta e atividades lúdicas. A criança também terá contato com instrumentos musicais (percussão, teclado, xilofones).

guitarra.jpg

Guitarra

Pertencente à família das cordas, é um instrumento cujo som é sempre amplificado eletronicamente. Possui cordas, ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na guitarra acústica, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos.

piano.jpg

Piano

É um instrumento de tecla que produz som ao tocar nas cordas com os martelos, caracterizado por sua ampla variedade e habilidade de tocar cordas livremente. Quando uma tecla é pressionada, um martelo dento do piano toca as cordas.

safone.jpg

Saxofone

teclado.jpg

Teclado

O saxofone, feito de metal, possui uma estrutura principal semelhante a um tubo cônico. Nesta estrutura são feitos 26 buracos com aberturas que são controladas por 23 chaves. As chaves, vedadas com couro, possuem uma boquilha de resina ou metal. Estas, são conectadas a palhetas de material sintético ou bambu.

O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia.

É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons. O músico que executa instrumentos de teclado chama-se teclista ou tecladista.

trompete.jpg

Trompete

ukulele.jpg

Ukulele

Com sonoridade encantadora e suave, é composto por quatro cordas e sua estruturação é feita de madeira, mas também pode ser encontrado em plástico ou compensados, o que muda a característica sonora de cada material.

Instrumento musical de sopro, da família dos metais, ele produz o som mais agudo da família que é caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É constituído por corpo, bomba de afinação, pistões, cotovelos e bocal.

violoncelo.jpg

Violoncelo

O violoncelo é tocado, geralmente, com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas. O instrumento pertence à subfamília dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas.

O violino possui quatro cordas percutidas, com afinação da mais aguda à mais grave.

O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordoamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. A sua utilização mais comum é nos naipes de cordas das orquestras.

violino.jpg

Violino

violao.jpg

Violão

É um instrumento muito completo e procurado pois realiza harmonia e melodia, ou ambas em concomitância. É composto por três partes principais: a cabeça, o braço e o corpo. Existem vários tipos de violão.